Pré-Produção | PT
May 15, 2020Ser fotógrafo é muito mais que fotografar. Os clientes precisam de alguém que se mostre seguro e confiante, mesmo quando querem assumir controlo de todo o processo criativo, mostrar liderança aumenta o nosso valor enquanto profissionais. A Pré-produção é o trabalho antes do Trabalho, quase 60% do meu tempo é gasto nesse processo criativo. Desde pesquisas, trabalhar num moodboard, verificar as últimas tendências, procurar e encontrar uma localização, eu coloco o meu foco em cada uma destas etapas do meu trabalho, a relação que existe entre modelo, localização e o tema é incrivelmente importante. Dito isto, existem algumas etapas simples de pré-produção que ajudam as minhas sessões fotográficas a correr conforme o planeado. Então por onde começar?
1. Conheçer o cliente e fazer com que ele nos conheça - Basicamente, garantir que saiba o que esperar de nós e vice-versa, a fim de ter uma experiência tranquila e, esperamos, evitar problemas. É importante tenta entender os seus objetivos, como e onde as imagens serão utilizadas.
2. Inspira-te e desenvolve um bom conceito - Geralmente, inicio minha pesquisa usando o Pinterest, é uma óptima ferramenta para a minha inspiração cotidiana. A partir daí, faço o meu moodboard procurando as ideias e poses certas.
3. Escolha da equipa - Fotografia de moda tem tudo a ver com trabalho em equipa. A primeira parte de qualquer sessão começa com a escolha das pessoas certas; Estilista, cabelos e maquilhagem, modelo, assistente. Confio nas visões de todos os elementos para escolherem as roupas, maquilhagem e cabelos adequados, com base num Briefing que lhes é enviado.
4. O equipamento certo - É importante que se tenha o tipo certo de equipamento no dia da sessão. Planeia com antecedência para te sentires mais confortável. Um exemplo; Imprimir esquemas de luz, para não perdermos tempo a imaginar o que levar para a sessão.
5. Repérage | Como encontrar um local - Depois de reunir todas as referências visuais, é momento de descobrir onde queremos que a sessão de fotográfica aconteça. Este é um passo importante para a produção, é recomendável manter algumas opções em mente e ir ao(s) local(is) fisicamente para, pesquisa, tirar fotografias e anotar detalhes; Como estão as condições de iluminação ?, Preciso de uma Autorização ?, Existe um local onde posso guardar o equipamento e colocar a equipa? Para conferir mais sobre esse assunto aqui.
- Que tipo de localização se adequa ao conceito?
É uma localização que já existe ou preciso de a criar? - Se o local for pago, qual o custo? O custo da localização ajusta-se ao orçamento?
- Que tipo de fonte de luz haverá no dia da produção?
- Existe iluminação natural ou preciso de usar luz artificial? É importante sentir que há uma conexão entre o conceito e o local para que tudo possa se unir de acordo com o planeado.
6. Cria o ambiente certo - Criar um ambiente que corresponda ao clima que pretendemos na sessão fotográfica irá ajudar a obter melhores resultados. Uma ótima maneira de fazer isso é colocar música durante a produção, o que pode ajudar a colocar os modelos e toda a equipa no estado de espírito certo.
7. Estar preparado para quando as coisas não correrem conforme o planeado - Não importa quanto planeamento façamos ou quão bem organizados somos, às vezes os planos podem seguir uma direção diferente. Organizámos uma sessão fotográfica num local em exterior até descobrirmos que vai chover. Ter mais que uma opção para o local ou um plano B pode ser realmente útil, especialmente para as improváveis condições climatéricas . Mesmo que já conseguidas as imagens de acordo com o “Plano A”, mudar de planos e fazer algo diferente pode ser bom. Às vezes, as melhores fotografias vêm de momentos espontâneos.
8. Sermos Nós próprios e divertir ! - Se estivermos relaxados, amigáveis e sorridentes, definitivamente passaremos essa mesma energia para toda a equipa.